Sobre

A central de Alimentos Orgânicos Rede Livres

Agricultura
Familiar

Produtores
Locais

A CENTRAL DE ALIMENTOS ORGÂNICOS – REDE LIVRES é uma iniciativa que surge da parceria entre a Rede Livres e a ANC. Estamos localizados no Portão 16, BOX U01 no Mercado de Flores no Ceasa Campinas e somos a primeira loja de produtos orgânicos e agroecológicos do Ceasa Campinas. 

Nossa estrutura está organizada para ofertar para a região Metropolitana de Campinas e o Sul de Minas os melhores produtos orgânicos e agroecológicos, da agricultura familiar e da Economia Solidária.

A NECESSIDADE DE CONSTRUIR UMA CADEIA ARTICULADA

Com a Central de Alimentos Orgânicos – Rede Livres damos mais um passo importante da Rede Livres e da ANC – Associação da Agricultura Natural de Campinas, pois articulamos em um só local os produtores, revendedores e consumidores finais de alimentos saudáveis, orgânicos e agroecológicos. 

Além de estarmos mais próximos dos pontos de vendas e consumo, não precisarão ir a São Paulo os lojistas, feirantes e vendedores de cestas da Região Metropolitana de Campinas e Sul de Minas para adquirir seus produtos.

Seremos um ponto de venda dos produtores no atacado e varejo. Nossa Rede não atua como atravessador, pois os preços são definidos pelo produtor, trabalhamos com margem que é o custo da operação. Somos uma empresa social e os resultados são aplicados nos projetos.

Uma grande conquista é encurtar e simplificar a cadeia, concentrar os produtos diretos dos produtores, facilitar aos vendedores e consumidores finais produtos de qualidade, em abundância, variedade, preço justo dentro de um sistema solidário e colaborativo. Tudo isto chamamos de Economia Solidária justa e sem exploração gerando renda, e valores de solidariedade.

A REDE LIVRES

A Rede Livres surge da luta do Sindicato Químicos Unificados contra as multinacionais Shell e Basf, que causaram contaminação do ar, do solo e da água nas comunidades de trabalhadores e moradores de Paulínia e região. 

Após 13 anos de batalha judicial e muita luta, a aliança e engajamento das pessoas do território e dos trabalhadores derrotou as multinacionais em uma das maiores ações trabalhistas do Brasil em valores e número de envolvidos.

A partir dessas experiências, os trabalhadores do ramo químico, ao lado dos Químicos Unificados, criaram consciência de que era preciso ir além da luta defensiva: era preciso criar uma outra economia: sem atravessadores, sem agrotóxicos e sem exploração. Assim, em 2018, nasce a Rede Livres!

A ANC

A ANC – Associação de Agricultura Natural de Campinas e Região – é uma organização não governamental sem fins lucrativos que surgiu em 1991, inicialmente com a demanda de se comercializar produtos de base ecológica na região de Campinas. Hoje, conta em seu quadro de associados, consumidores e produtores de alimentos orgânicos, além de muitas parcerias com instituições públicas, de ensino, privada e alguns coletivos.

Uma das principais atividades da ANC é a certificação de produtos orgânicos, através do sistema participativo de garantia, regulamentado pelo Ministério da Agricultura, no fim de dezembro de 2010, onde a qualidade dos produtos é aferida pelos produtores, consumidores, técnicos e outros membros da sociedade que tenham interesse em participar do processo. Fica assim permitida a utilização do Selo Orgânico, para alimentos produzidos e processados dentro de normas que garantem aos consumidores a origem e o tipo de produção daquele alimento.